segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Você fideliza seu cliente?

Tão importante quanto cada novo cliente que entra em seu salão é aquele que volta, não apenas uma vez, mas torna-se um frequentador assíduo do seu estabelecimento. Fazer com que os novos e os atuais clientes voltem para comprar produtos e serviços não é tarefa fácil - esse processo de fidelização é, inclusive, parte de área de estudos, estratégias e técnicas chamada CRM, Customer Relationship Management - em bom português, gestão da relação com o cliente.

Tornar seus clientes fiéis não reside apenas no fato de oferecer um serviço ou produto de qualidade. A grande diferença está em encantar o cliente, antecipando às suas necessidades e desejos. Uma boa dica é ser pró-ativo: imagine como sua fregueza ficaria satisfeita de receber uma ligação informando a ela que já faz um mês desde a última hidratação e que está na hora de marcar um retorno? Ou que as luzes já devem estar precisando de um retoque? - essa antecipação demonstra que, além de ter cuidado e preocupação, o profissional do salão "pensa" pela cliente, lembrando-se de qual seria a melhor data para arrumar as madeixas.

Um mimo é sempre bem vindo. Na semana do aniversário de sua cliente, por que não oferecer 10% de desconto nos serviços que ela normalmente utiliza? E essa atitude, ou outras, como dar um brinde ou uma hidratação grátis de vez em quando, pode ser replicada em diversas datas como dia das mães, dos pais - não vamos esquecer que os homens também são fiéis aos salões -, dia das crianças e outras.

Quando o cliente está dentro do salão, todo carinho é pouco: atenda cada pessoa a seu tempo. É muito ruim ficar esperando pelo profissional e o que é pior, quando ninguém te avisa que ele está atrasado. Sendo assim, converse com sua cliente, pergunte se ela quer ver uma revista. Se houver atrasos ou contratempos, seja simpática: ofereça uma massagem rápida enquanto ela lava os cabelos ou um desconto no final da conta.

Siga a dica da Brasil Ervas: detalhes mínimos fazem toda a diferença na hora em que o cliente pensa se gostaria de voltar ou não a frequentar seu salão de beleza. Fique de olho em pequenas atitudes que podem deixar seu cliente encantado e saiba que não apenas você o terá para sempre, como ele será o responsável por trazer novos negócios para seu salão.

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