sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As 4 dimensões do seu salão

Todos nós conhecemos as três dimensões. As duas primeiras são altura e largura, e a terceira, que chegou recentemente às telas do cinema, nos filmes 3D, também faz parte do nosso dia a dia: é a profundidade. Certamente, um profissional que tem um salão de beleza teve que observar as proporções na hora de montar seu negócio. Um salão com um bom espaço e distribuição ideal de móveis e equipamentos considerando as três dimensões provavelmente oferece melhores condições de trabalho para os profissionais e proporciona mais conforto e comodidade para seus clientes.

Arquitetos, designers e, principalmente, empreendedores e donos de negócios onde existe um contato direto com o público, como o salão de beleza, começam agora a considerar também a quarta dimensão. Ao contrário das outras três, que dizem respeito ao espaço - largura, altura e profundidade - a quarta dimensão tem a ver com a experiência que o ambiente pode provocar em quem o frequenta.

A quarta dimensão envolve sensações. Em um ambiente agradável, os cinco sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar) são ativados de forma positiva: quando uma cliente entra em um salão de beleza, ela olha ao redor e vê um local limpo e arrumado, com móveis e cores harmonicamente combinados. A pessoa observa os funcionários bem arrumados, com uniformes impecáveis. A cliente sente o cheiro de fragrâncias suaves de um aromatizador bem leve. Ela se senta em um sofá confortável, ou uma cadeira relaxante. Uma boa música, que acalma, também é bem vinda. E se um café lhe é oferecido, o dono do salão fechou com chave de ouro a experiência da sua cliente naquele momento. E tenha certeza: mesmo que a cliente fique apenas 15 minutos fazendo uma rápida sobrancelha, sua experiência no salão será tão positiva que ela não apenas vai se lembrar, mas voltará.

Se você ainda não deu uma olhada em seu salão, fique de olho na dica da Brasil Ervas: tire um dia e observe em quais aspectos está falhando e em quais está bem organizado para ativar os sentidos de seus clientes. Faça as mudanças necessárias e adequadas e repare: o resultado certamente será benefíco para seu negócio e sua clientela.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Enquete do mês: Qual o ativo que mais funciona para os cabelos?

Este mês voltamos com a enquete da Brasil Ervas e a votação, que vale até o dia 30 de setembro, tem como pergunta: qual o ativo você considera mais importante para os cabelos?

Não deixe de dar sua opinião! O ativo mais voltado vai ganhar um post especial que explica, em detalhes, os benefícios do produto para suas madeixas.

Estão no páreo: óleo de argan, colágeno, filtro solar, queratina e fruta líquida. 

Participe!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Você fideliza seu cliente?

Tão importante quanto cada novo cliente que entra em seu salão é aquele que volta, não apenas uma vez, mas torna-se um frequentador assíduo do seu estabelecimento. Fazer com que os novos e os atuais clientes voltem para comprar produtos e serviços não é tarefa fácil - esse processo de fidelização é, inclusive, parte de área de estudos, estratégias e técnicas chamada CRM, Customer Relationship Management - em bom português, gestão da relação com o cliente.

Tornar seus clientes fiéis não reside apenas no fato de oferecer um serviço ou produto de qualidade. A grande diferença está em encantar o cliente, antecipando às suas necessidades e desejos. Uma boa dica é ser pró-ativo: imagine como sua fregueza ficaria satisfeita de receber uma ligação informando a ela que já faz um mês desde a última hidratação e que está na hora de marcar um retorno? Ou que as luzes já devem estar precisando de um retoque? - essa antecipação demonstra que, além de ter cuidado e preocupação, o profissional do salão "pensa" pela cliente, lembrando-se de qual seria a melhor data para arrumar as madeixas.

Um mimo é sempre bem vindo. Na semana do aniversário de sua cliente, por que não oferecer 10% de desconto nos serviços que ela normalmente utiliza? E essa atitude, ou outras, como dar um brinde ou uma hidratação grátis de vez em quando, pode ser replicada em diversas datas como dia das mães, dos pais - não vamos esquecer que os homens também são fiéis aos salões -, dia das crianças e outras.

Quando o cliente está dentro do salão, todo carinho é pouco: atenda cada pessoa a seu tempo. É muito ruim ficar esperando pelo profissional e o que é pior, quando ninguém te avisa que ele está atrasado. Sendo assim, converse com sua cliente, pergunte se ela quer ver uma revista. Se houver atrasos ou contratempos, seja simpática: ofereça uma massagem rápida enquanto ela lava os cabelos ou um desconto no final da conta.

Siga a dica da Brasil Ervas: detalhes mínimos fazem toda a diferença na hora em que o cliente pensa se gostaria de voltar ou não a frequentar seu salão de beleza. Fique de olho em pequenas atitudes que podem deixar seu cliente encantado e saiba que não apenas você o terá para sempre, como ele será o responsável por trazer novos negócios para seu salão.