quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Construindo um futuro sustentável

Você já ouvir falar em teto branco? 
Capazes de diminuir as ilhas de calor de prédios e casas e a emissão de CO2 no planeta, os telhados brancos ou cool roof ajudam a refletir os raios solares de volta para o espaço, colaborando para a diminuição do aquecimento global e reduzindo o consumo de energia elétrica. A aplicação é fácil e rápida, e exige apenas uma tinta branca especial que resista aos efeitos das chuvas. Várias pessoas em todo o mundo já aderiram à campanha One Degree Less, e a Brasil Ervas acaba de entrar nesta lista e também vai buscar o Certificado da Green Building Council Brasil.

Na fábrica da Brasil Ervas todo o telhado foi pintado de branco. O cool roof reflete mais a luz solar e absorve menos calor por isso beneficia o ambiente de trabalho com a diminuição do calor tanto nas instalações como no entorno. Segundo estudos da Universidade de Berkeley (CA, USA), cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta de telhados. A imensa maioria desses telhados são escuros e refletem apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, compensariam 10t de emissão de CO2 a cada 100m2.


Para se ter uma ideia da importância da campanha, se 70% dos telhados fossem pintados de branco, geraria uma compensação ambiental equivalente à emissão de 11 bilhões de carros por ano. Isso significa tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos! Se em 20 anos todos os telhados forem pintados, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário